terça-feira, 29 de novembro de 2016

Procura-se um café quente

Procura-se um café quente.
É chegada e hora de aquecer a alma.
Em meio a tantos corações frios,
a gente corre o risco de esfriar também,
na medida que usamos as medidas alheias
como nosso padrão.
Passamos a viver no automático.
Um café para  despertar o sono. 
Quantas vezes dormimos enquanto a vida passa?
Acordados,  com os olhos abertos ,
tornamo-nos protagonistas de nossa própria história. 
A vida começa a não mais passar, 
mas a acontecer,  está sendo vivida. 
Café para respirar,  sentir o seu aroma !
Esse perfume sempre se sobressai, 
assim,  manda ir embora o mal cheiro do egoísmo,  falsidade,  deslealdade,  mentira.
Sentimentos que maculam qualquer relacionamento. 
Procura-se um café. 
Café é pretexto pra reunir os amigos, 
principalmente porque não precisa de motivo:
"A gente marca um café qualquer dia."
Café  para relaxar por quinze minutinhos no trabalho
e recarregar as baterias.
Ou ainda é o chamariz para uma linda história de amor.
O café é democrático . 
Vou convidar pra tomar um café comigo. 
Só um cafezinho?  Claro! 
Conversa  vai,  conversa vem...
Um café viram dois, 
O primeiro encontro pede o segundo...
Pronto.  Cheiro de café e amor se entrelaçam.
Principalmente,  quando o amor vem rápido, forte, intenso e marcante como um espresso.
Vamos tomar um café?

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Procura-se uma vassoura.

Procura-se uma vassoura.
Preciso varrer para longe
 e não pra debaixo do tapete
coisas,  sentimentos,  pessoas.
Tranqueiras que entulham o coração,
ocupando um lugar essencial,
destinado às coisas que realmente importam,  não por serem coisas
ou pelo seu valor agregado,
Mas por contarem uma história.
Sentimentos que não me representam.
 E que mesmo assim permiti
que se alojassem em minha alma,
deformando-me:
 angústia, ansiedade,  indiferença,  conformismo, medo, insegurança...
 Eu sei que a culpa por cada um deles macularem minha essência é minha, 
somente minha.
Eu consenti que cada um deles ganhasse uma força descomunal.
Sobrepondo-se a mim mesmo.
Pessoas que chegaram sorrindo e por isso ficaram,
entretanto deixaram suas máscaras cair.
Quando as percebi de fato,
já não era mais eu quem habitava essa pele.
Não me reconheci.
 Não me reconheciam.
Era um triste espectro de mim mesmo.
Por isso procuro uma vassoura
Pra varrer toda a podridão da minha alma,
e em seu lugar plantar,  florescer,  perfumar,  embelezar,  amar...
Amar  inteiramente
Ser integralmente
Sorrir verdadeiramente

Viver completamente.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Procura -se água da torneira, de bica ou mineral...

Procura -se água da torneira, de bica ou mineral...
Pra matar a sede de cultura.
Pra embebedar corações com os versos
singelos e profundos de Cora Coralina,  Quintana, Drummond...
Pra encharcar nossos ouvidos com samba de Noel, Pixinguinha, Paulinho da Viola...
Pra molhar os olhos com Lavoura Arcaica,  Abril Despedaçado, Que horas ela volta...
Pra beber do legado deixado por Machado de Assis,  José Alencar,  Jorge Amado...
Irrigar pensamentos libertadores
Com Florestan Fernandes,  Gilberto Freyre,
Paulo Freire..
A assim afogar a controversa certeza de que
Não produzimos Cultura.
Precisa-se de água
Pra lavar a alma de ser brasileiro e
ter o privilégio de mergulhar naquilo que de
extraordinário produzimos: nossa brasilidade.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Procura-se um remédio

Procura-se um remédio
rápido e eficiente
que acabe com a mesmice
E elimine o conformismo.
Que não tenha contra - indicação,
e precise só de uma dose.
Quem sabe assim a novidade apareça
e com ela despertamos o sonho adormecido
que um dia foi nosso propulsor
pra acreditar e fazer diferente.
Procura-se um remédio,
que nos cure do tédio estático
de ficar parado sendo que a vida passa
Sem pausa,
seguindo o compasso do amanhã

enquanto estamos presos no passado.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Procura-se um microfone com caixa amplificada

Procura-se um microfone com caixa amplificada.
Preciso dar voz aos sussurros de minha alma,
que por vezes precisaram ser calados.
A cada silêncio forçado,
um novo eu surgia,
mais amargurado e menos eu.
Entretanto,  a vida ensina em silêncio,
que para permanecer vivo
é necessário dar voz a quem se é,
aos sonhos da alma,
aos sussurros do coração. 
Por isso cansei de me calar
enquanto o que queria era gritar.
Fiz isso em nome da felicidade alheia. 
Agora é o momento de anunciar 
em alto e bom som:

Esse é o meu momento de ser feliz!